Translate

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pétalas da Vida-Francisco Cândido Xavier

 

Índice do Blog

clip_image002

Pétalas da Vida

Francisco Cândido Xavier

Cornélio Pires

Não basta que sua boca esteja perfumada.

É imprescindível que permaneça incapaz de ferir.

André Luiz

Nota ao Leitor

Este livro é meu dia a dia,

De sofrimento e alegria,

Festas, risos e dores,

Trechos de sonhos infindos

Mostrando-me os sonhos lindos

Que ofereço aos meus leitores.

Cornélio Pires

Uberaba, 06 de outubro de 1996.

(Prefácio e Versos recebidos pela mediunidade auditiva de Francisco Cândido Xavier).

Inveja

Crendo ver um vaso de ouro

Gildo furtou de Manoel;

Chegando, porém, no lar

Notou que era só papel.

Terapia Infalível

Sofres por ter recebido

Agressão e zombaria?

Perdão com esquecimento,

Eis a melhor terapia.

29 de agosto de 1996.

Demasia de Apego

O casal muito agarrado,

Mesmo quando os dois a sós,

Todo o afeito se desgasta

E o fastio vem após.

Paz no Amor

Quando o amor é de verdade

Tem alegria e sossego,

Sem ciúmes e sem pressa

Guardando-se em desapego.

30 de agosto de 1996.

Oração

Uma oração a Jesus

Faz o coração tranqüilo;

A prece ajuda, entretanto,

É necessário segui-lo.

Conselheiro Preciso

Quem segue Jesus no mundo,

Se é pessoa de juízo,

Já sabe que o sofrimento

É um conselheiro preciso.

01 de setembro de 1996.

Escola da Vida

Dever lembra a escola primária;

Obrigação, livro e amor.

No entanto, compreender

É curso superior.

Futebol

Nosso amor ao futebol:

Numa cidade bonita,

Um time era do Tipedro

Contra o time da mãe Zita.

02 de setembro de 1996.

Apego à terra

O apego à terra que é nossa,

Não sei até onde vai,

Chega a morte, a gente muda

Diz que é livre, mas não sai.

Notícia

Faleceu, há muito tempo,

O amigo Gino Garcez;

Achei-o em prece num templo

Rogando um berço outra vez.

03 de setembro de 1996.

Libertação do Corpo

Eu me explico. A morte chega,

Parece tudo arrasar,

Sentimos tonteira e medo,

No anseio de regressar.

Na Transformação

Muitos amigos recuam

Qual sucedeu com Dedela,

Que, liberta, ficou meses

No calor da parentela.

04 de setembro de 1996.

Condição no Além

O Céu existe. É dos Anjos,

Os bons têm Vida Superior.

Nos, de pouco entendimento,

Estamos presos no Amor.

O Amparo de Jesus

Jesus sempre é o nosso apoio

Nosso abrigo certo e claro,

Promove socorro a todos

Ninguém fica ao desamparo.

09 de setembro de 1996.

Exaustão

Estava muito abatido

Mal podia me sentar;

E as vozes com discrição

Prosseguiam a falar:

Falam as Vozes

“Cornélio”; somos amigos

De Tietê e Itapira,

Queremos levar você

Para o lar de Batuíra...

10 de setembro de 1996

Caminhada

Fui com meus dois companheiros,

Algo tonto e desatento,

Antes de ver a bagagem

Precisava tratamento.

Batuíra

Batuíra me recebeu

E vendo o meu embaraço,

Desejou-me boas vindas,

Depois de um forte abraço.

11 de setembro de 1996.

Grande Lar

Lar é um casarão

Com luz por todos os lados.

Socorro de Batuíra

Aos irmãos desencarnados.

Nova Esperança

Médicos e enfermeiros

Tratam-me com carinho

Em semanas, tive alta.

Abriu-se novo caminho.

13 de setembro de 1996.

Vida Nova

Vida Nova, Batuíra

Deus a justa indicação.

Precisava entrar na escola

De estudo e renovação.

Nova Imagem

Fui para um grande instituto

Para criar nova imagem.

Matriculei-me num curso

De socorro e de enfermagem.

17 de setembro de 1996.

Enfermeiro

Por tempos, fui enfermeiro

De hospitais e muitas frentes,

Recebi grande lição,

Muito aprendi com os doentes.

Evolução

Chega, porém, de tristezas,

A Eterna Sabedoria

Ensina-nos que evolução

Pede luz, paz e alegria.

18 de setembro de 1996.

Nota Importante

Num quadro de grandes sábios,

Destaco a nota que li:

“A pessoa vê nos outros

Aquilo que traz em si “.

Trama

Léo furtou pratas de Gil,

Que contou a João da Aldeia,

João falou do caso a Gino

Que está curtindo a cadeia.

19 de setembro de 1996

Perdoa e Confia

Se alguém te acusa, perdoa...

Guarda silêncio e juízo,

Assim, Deus te defenderá,

Tanto quanto for preciso.

Bênção de Vida e Luz

O amor que sinto mais alto,

Por bênção de vida e luz,

Fonte de paz e alegria,

É o nosso amor a Jesus.

20 de setembro de 1996

Fuga

Duas noivas no cartório

Esperavam o casório com José,

Vendo as duas moças juntas,

O esperado deu no pé.

Humildade

Dois verbos para a humildade

Se a quisermos definir

Um é dever amparo,

O outro é querer servir.

21 de setembro de 1996

O Viajante

Rui deixou Lina e dois filhos,

Viajou, sempre cativo,

Ao voltar, achou três jovens,

O terceiro era adotivo.

Sorriso

Para estender a bondade

Afirmas que nada tens.

E quase sempre um sorriso

Na vida, é o maior dos bens.

22 de setembro de 1996.

Afeições

Na grande mansão do afeto,

Nem toda peça é segura,

O amor não cai. A atração

É força que não perdura.

Assuntos do Prazer

Aos convites do prazer,

Vejamos causa e razão,

O corpo, às vezes, diz sim,

Quando a alma diz que não.

23 de setembro de 1996

Normas da caridade

Segredo da Caridade

Dos mais belos que há na vida:

Toda mão que dá socorro,

Pelo Céu é socorrida.

Esperança

Em meio às lutas do mundo,

Há quem se agita e se cansa...

Manter a tranqüilidade

É não perder a esperança.

24 de setembro de 1996

Bondade

A bondade verdadeira

Faz-se vigia da paz,

Não elogia a si mesma,

Nem faz preço do que faz.

Aviso

Quem quiser dias tranquilos

Aceite esta orientação:

Use o silêncio nos lábios

Resguardando o coração.

25 de setembro de 1996

Fortuna Oculta

João ficou rico, tão rico,

Nosso caro João de Juca,

Que com medo de ladrões

Dizia-se lê da Cuca.

Agarramento

Tino comprou, ainda jovem,

A fazenda dos Germanos,

Morreu e agarrou-se a ela

Durante cinquenta e dois anos.

26 de setembro de 1996

Serviço em Paz

Serviço em paz entre os homens,

É santo e tem o seu nicho,

Mas onde mora o supérfluo,

Todo luxo vai a lixo.

Registro

Gastar, tão-só por gastar,

Não está na Lei do bem.

Vintém que pões no supérfluo

Falta na mesa de alguém.

27 de setembro de 1996

Homenagem de Filho

Ofertam-me novidades.

Ver outros mundos... Por quê?

Basta-me ver a alegria

Do povo de Tiête...

Minha terra

Ah! Minha Terra, a saudade

É um sentimento profundo...

Tiête é uma cidade

Das mais belas que há no mundo!...

28 de setembro de 1996

Minha Gente

Recordar a minha gente

É carinho, afeto, enlevo...

A lembrança quer voltar

A razão diz que não devo.

Seguir em Frente

Agora, a vida mudou;

Não sou fraco, nem doente.

Há serviço que me chama,

Preciso seguir em frente.

30 de setembro de 1996

Amor a Deus

Exalta o amor a Deus

Em livro ou página breve.

É obrigação do escritor

Em tudo quanto se escreve.

Somos de Deus

Todos nós somos de Deus

Tanto os ateus, quanto os crentes

O uso do livre-arbítrio

É que nos faz diferente.

01 de outubro de 1996

Corações Unidos

Dois corações, quando unidos

Em amor; ideal e ação,

São moldados pela vida

Na luz de um só coração.

Gratidão a Deus

Esta trova é gratidão,

Ajudai-me! Oh! irmãos meus!...

Lendo, escrevendo ou falando

Rendamos graças a Deus.

04 de outubro de 1996